Quando andava a pesquisar na net sobre determinados assuntos eis que descubro este…
"Próximo anjinho!"… Era assim que a Drª Leila Denmark chamava no final de cada consulta.
Esta médica trabalhou até aos 103 anos, norte-americana, morreu com 114 anos no dia 1 de Abril de 2012!!!
Até à data que faleceu, ela consta no livro de recordes “Guiness”, não era só a médica mais velha do mundo mas também era a quarta pessoa mais idosa do planeta.
Leila entrou para a escola de medicina da Universidade da Georgia em 1924. Foi a terceira mulher a formar-se naquele curso superior e a primeira a dedicar-se à especialidade de Pediatria. Começou por receber pacientes em casa e, mesmo quando abriu um consultório, não foi para longe: as crianças e os seus pais podiam aparecer a qualquer hora do dia ou da noite!!!
"Os miúdos chegavam e ela ficava com eles e as suas famílias o tempo que fosse necessário. Só quando descobria como os podia ajudar é que os deixava ir embora", descreve o neto dela Steven Hutcherson.
Além de ter trabalhado em vários hospitais públicos e privados, a médica fez voluntariado entre crianças pobres. Ela costumava dizer: "Para mim, a medicina nunca foi trabalho".
Foi homenageada várias vezes ao longo da carreira (recebeu, por exemplo, o Fisher Award em 1935) e só se reformou aos 103 anos, depois de mais de 70 anos dedicada aos mais novos.
Leila evitava comer açúcar e gorduras e fazia desporto regularmente com o marido, que morreu em 1990. Foi completamente independente até aos 106 anos, quando se mudou para a casa da única filha, em Athens, Georgia.
Completou 114 anos no dia 1 de Fevereiro de 2012 e faleceu no dia 1 de Abril de 2012.
Em nome de todos os pais e de todas as crianças que ela tratou ao longo da sua vida, presto aqui a minha homenagem a esta querida senhora e desejo que, onde quer que ela esteja, que seja feliz para sempre.