Respeite as temperaturas mais adequadas a cada tipo de alimento. A zona mais fria é reservada para os mais perecíveis como carne, fiambre, cozinhados e pastelaria.
Quantos dias posso manter a carne cozinhada e crua no frigorífico?
A carne deve ser guardada na zona mais fria a uma temperatura entre 0ºC e 3ºC, junto dos pratos já cozinhados, peixe, charcutaria e outros produtos sensíveis. A carne picada deve ser consumida de imediato e até 24 horas. Outras carnes cruas podem ficar no frigorífico até 3 dias. As cozinhadas só resistem 1 a 2 dias.
A temperatura no frigorífico deve rondar os 3ºC, mas nunca deve ser negativa, nem superior a 5ºC.
Como arrumar os alimentos no frigorífico?
Na zona mais fria, arrume carne picada ou de aves crua, fiambre e charcutaria, peixe, cozinhados, conservas abertas e produtos de pastelaria. Legumes e fruta devem ser guardados nas gavetas.
Reserve a porta para os ovos, manteiga, margarina, leite, água e sumos. Na prateleira de cima, arrume os iogurtes, queijo, natas e compotas.
Se um alimento apodrecer no frigorífico, pode contaminar os restantes?
Sim, pode haver transmissão de odores e de bactérias. Proteja os alimentos com película aderente ou coloque-os em caixas herméticas. Evite contaminações e limpe o frigorífico, pelo menos, uma vez por trimestre, com água e bicarbonato de sódio, detergente da loiça ou produto de limpeza próprio.
Enxagúe o aparelho com um pano húmido.
Como reconhecer leite estragado?
Se a embalagem está inchada, antes de a abrir, o leite já não está em boas condições. O desenvolvimento de microrganismos pode provocar a formação de gás e um aumento do volume do pacote.
No caso do leite UHT (ultrapasteurizado), depois de aberto, guarde-o na porta, a zona menos fria, e consuma-o no prazo máximo de 3 a 4 dias.
Os leites pasteurizados ou do dia devem ir para o frio logo após a compra e, depois de abertos, duram 1 a 3 dias.
Até quando comer um iogurte, depois de ultrapassar a validade?
O melhor é não comer. Alguns alimentos apresentam uma data de durabilidade mínima até à qual o fabricante garante que conservam as propriedades. É o caso dos produtos com a indicação “consumir de preferência antes de...” no rótulo. Outros, como os iogurtes, indicam uma data-limite de consumo, expressa em “consumir até...”, com indicação do dia e mês, pois são mais perecíveis e podem representar um perigo imediato para a saúde. Uma tampa arredondada é sinal de um iogurte estragado.